Parece fácil preparar uma boa macarronada no Brasil. Mas quando você convida um amante da cozinha italiana, cuidado em servir a macarronada: será útil estar por dentro dos principais segredos do preparo.
Ou evitar estes:
Macarrão como fazer: 10 erros (ou ...diferentes costumes) mais frequentes em cozinhar o macarrão no Brasil
1. Escolher uma marca de massa qualquer.
A marca é importante. Se existem diferentes preços entre as marcas uma razão tem. Pelo custo-beneficio, acredito que a melhor marca seja a Molisana. E uma pesquisa nos grupos de Italianos no Facebook, também indicou a De Cecco, Garofalo e Agnesi.
2. Escolher um formato de massa qualquer.
Existem 2 tipos de categorias de formados: massa longa (massas com mais de 10 centímetros de comprimento) como spaghetti, bavete ou tagliatelle, e massa curta (massas menores que 10 centímetros de comprimento), como o imponente rigatoni, ou farfalle, penne, orecchiette, tortellini, etc.
Todos os detalhes sobre os formatos aqui.
É importante saber estas diferenças, pois um tipo de molho combina com alguns tipos de formatos, não com todos. A massa comprida, como spaghetti, combina com molhos um pouco líquidos. Entre todos o simples “casamento”: spaghetti com alho, azeite (que seja só extra virgem) e “peperoncino”.
Massa espiral é boa com o clássico molho de tomates, por exemplo. Saiba mais sobre o molho certo para cada massas, aqui.
3. Pouca água na panela ou panela muito pequena.
A regra é que, em um litro de água devem ser preparados não mais de 100 gramas de massa.
4. Quebrar as massas longas.
Se for espaguete não quebre em 2 a massa, antes de colocar na água fervente. Para um italiano não é correto, mesmo que ele não saiba o porquê. Uma explicação lógica: o espaguete, se for quebrado, a maioria das vezes se quebra em mais partes, como em 3 ou 4. Como mostra este vídeo em camera lenta, no minuto 2,54’’.
5. Sal após o cozimento.
O sal se joga na água quando esta iniciar a ferver. Absolutamente não depois que o macarrão é pronto, junto ao molho.
6. Confiar no tempo de cozimento escrito na embalagem.
Se a embalagem indica 10 minutos de cozimento, esta é so uma "ampla sugestão". Teste a massa antes do tempo indicado e saiba que o ponto ideal italiano é um pouquinho dura. Até porque, no ponto 09 desta lista, será necessário macarrão al dente, ou seja, macarrão cozido o suficiente ao ponto de não estar nem crocante nem mole.
7. Não servir imediatamente.
Queridos amigos brasileiros, as vezes, me convidam e me servem o macarrão após meia hora que está servido na bandeja ou na panela. Não faça isso com um Italiano. O macarrão se serve na hora!
8. Ignorar quando usar a tampa na panela.
Use a tampa pra cobrir a panela, assim facilitará água ferver chegando ao ponto certo. Então, uma vez que jogar a massa, não cobrir mais a panela.
9. Não refogar com o molho.
Tem exceções para os molhos mais delicados, mas em geral, após escorrer a água da massa, misture-a com o molho por um minuto na panela, ainda no fogo. O sabor do molho será muito mais misturado e intenso com a macarronada. Caso o molho seja um pouco seco, use a água da fervura para tornar seu molho mais cremoso.
10. Macarrão como fazer: servir sem parmesão.
A menos que não seja uma macarronada com molho de peixe, colocar o parmesão sobre o macarrão antes de comer é muito típico. Melhor um parmesão que precise ser ralado na hora. Aqueles em saquinhos, já ralados, para mim, parecem pó de madeira...
Bom apetite a todos, e caso tenham uma opinião sobre qual marca de macacão é a melhor, comente em baixo, por favor.
Caso gostaria approfondir mais a cultura Italiana, considere aulas de Italiano.